sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AUTISMO-DIAGNÓSTICOS






Os sistemas diagnósticos (DSM-IV e CID-10) têm baseado seus critérios em problemas apresentados em três áreas, com início antes dos três anos de idade, que são:

a) comprometimento na interação social,

b) comprometimento na comunicação verbal e não-verbal, e no brinquedo imaginativo,

c) comportamento e interesses restritos e repetitivos.



É relevante salientar que essas informações devem ser utilizadas apenas como referência.

Recomenda-se caracterizar a queixa da família: sinais, sintomas, comportamento, nível de desenvolvimento cognitivo e escolar do indivíduo - quando for o caso, relacionamento inter-pessoal, investigar os antecedentes gineco-obstétricos, história médica pregressa, história familiar de doenças neurológicas, psiquiátricas ou genéticas, analisar os critérios do DSM-IV-TR ou da CID-10, realizar avaliações complementares (investigações bioquímicas, genéticas, neurológicas, psicológicas, pedagógicas, fonoaudiológicas, fisioterápicas), pensar a respeito do diagnóstico diferencial, investigar a presença de co-morbidades, classificar o transtorno, planejar e efetivar o tratamento.

Muitas vezes, o autismo é confundido com outras síndromes ou com outros transtornos globais do desenvolvimento, pelo fato de não ser diagnosticado através de exames laboratoriais ou de imagem, por não haver marcador biológico que o caracterize, nem necessariamente aspectos sindrômicos morfológicos específicos; seu processo de reconhecimento é dificultado, o que posterga a sua identificação.

Um diagnóstico preciso deve ser realizado, por um profissional qualificado, baseado no comportamento, anamnese e observação clínica do indivíduo.

O autismo pode ocorrer isoladamente, ser secundário ou apresentar condições associadas, razão pela qual é extremamente importante a identificação de co-morbidades bioquímicas, genéticas, neurológicas, psiquiátricas, entre outras.



CONDIÇÕES QUE PODEM ESTAR ASSOCIADAS AO AUTISMO:

Acessos de raiva
Agitação
Agressividade
Auto-agressão, auto-lesão
(bater a cabeça, morder os dedos, as mãos ou os pulsos)
Ausência de medo em resposta a perigos reais
Catatonia
Complicações pré, peri e pós-natais
Comportamentos autodestrutivos
Déficits de atenção
Déficits auditivos
Déficits na percepção e controle motor
Déficits visuais
Epilepsia
(Síndrome de West)
Esquizofrenia
Hidrocefalia
Hiperatividade
Impulsividade
Irritabilidade
Macrocefalia
Microcefalia
Mutismo seletivo
Paralisia cerebral
Respostas alteradas a estímulos sensoriais
(alto limiar doloroso, hipersensibilidade aos sons ou ao toque, reações exageradas à luz ou a odores, fascinação com certos estímulos)
Retardo mental
Temor excessivo em resposta a objetos inofensivos
Transtornos de alimentação
(limitação a comer poucos alimentos)
Transtornos de ansiedade
Transtornos de linguagem
Transtorno de movimento estereotipado
Transtornos de tique
Transtornos do humor/ afetivos
(risadinhas ou choro imotivados, uma aparente ausência de reação emocional)
Transtornos do sono
(despertares noturnos com balanço do corpo)


SÍNDROMES CROMOSSÔMICAS OU GENÉTICAS:

Acidose láctica
Albinismo oculocutâneo
Amaurose de Leber
Desordem marfan-like
Distrofia muscular de Duchenne
Esclerose Tuberosa
Fenilcetonúria
Galactosemia
Hipomelanose de Ito
Histidinemia
Neurofibromatose tipo I
Seqüência de Moebius
Síndrome de Angelman
Síndrome de Bourneville
Síndrome da Cornélia de Lange
Síndrome de Down
Síndrome fetal alcóolica
Síndrome de Goldenhar
Síndrome de Hurler
Síndrome de Joubert
Síndrome de Laurence-Moon-Biedl
Síndrome de Landau-Kleffner
Síndrome de Noonan
Síndrome de Prader-Willi
Síndrome da Talidomida
Síndrome de Tourette
Síndrome de Sotos
Síndrome do X-frágil
Síndrome de Williams


INFECÇÕES ASSOCIADAS AO AUTISMO:

Caxumba
Citomegalovírus
Herpes simples
Pneumonia
Rubéola
Sarampo
Sífilis
Toxoplasmose
Varicela



O diagnóstico do transtorno autista é clínico e não poderá, portanto, ser feito puramente com base em testes e ou escalas de avaliação.

Avaliações de ordem psicológica, fonoaudiológica e pedagógica são importantes para uma avaliação global do indivíduo.

Recomenda-se utilizar um instrumento de avaliação adicional para identificar a presença de Retardo Mental (RM). Na maioria dos casos de autismo (70% a 85%), existe um diagnóstico associado de RM que pode variar de leve a profundo.

A incidência de epilepsia nos indivíduos com autismo varia de 11% a 42%.

Convulsões podem desenvolver-se, particularmente, na adolescência.

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