sexta-feira, 18 de setembro de 2009

NECESSIDADE DE IMUTABILIDADE



A necessidade obsessiva de imutabilidade é mais um dos comportamentos fixos, estereotipados e repetidos, porém não é considerado por todos os autores como um item do diagnóstico.

Alguns autores (Ritvo e Freeman - 1978) não o levam em conta de maneira explícita, e outro (Rutter - 1978) descreve em detalhes e integra elementos que não podem ser negligenciados e foram classificados em cinco categorias:

1) Experimentam uma necessidade de imutabilidade que se manifesta através de uma resistência à qualquer mínima mudança no ambiente habitual do autista. A menor modificação, o deslocamento de um móvel, ou a mudança de alguma rotina no dia da criança pode provocar reações explosivas; porém, é difícil prever quais alterações particulares vão produzir tais reações.

2) Seus jogos tem uma tendência a serem mecânicos, repetitivos e sem qualquer imaginação ou criatividade. Alinham sem cessar objetos, fazem coleções deles ou repetem constantemente um mesmo movimento.

3) São, com frequência, exageradamente apegados a um objeto particular, que guardam o tempo todo e protestam se lhes for retirado. Isso também acontece com crianças normais, mas no caso dos autistas, os objetos não são utilizados por sua função ou seu valor simbólico: a criança os cheira, leva-os à boca ou os faz rolar. São fascinados por coisas em movimento, em particular pelas que giram. Podem contemplar ventiladores ou pêndulos durante horas.

4) Entre os autistas com expressão verbal, alguns tem preocupações não habituais, que repetem incessantemente. Fazem perguntas de forma estereotipada sobre datas históricas, estradas, horários de trens, cores ou nomes, pelas quais esperam uma resposta muito precisa e sempre idêntica. Alguns dão provas de memória notável, fotográfica, para listas de nomes, histórias ou poemas, que muitas vezes foram ouvidos anos antes e podem ser restituídos de forma perfeitamente exata; ou são capazes de fazer cálculo mental muito rapidamente e com grande competência. Essas capacidades parecem se desenvolver dos 4 aos 7 anos.

5) Os autistas tem movimentos estereotipados, como girar as mãos ou bater uma contra a outra. Esses movimentos podem associar-se para realizar sequências de gestos complicados, às vezes repetidos num momento preciso do dia.

Nenhum comentário:

Seguidores