sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AUTISMO-SUGESTOES DE FILME


Filme: O Oitavo DiaO Oitavo Dia
Empresário estressado vaga sem rumo pelas estradas francesas. Quase atropela um rapaz com Síndrome de Down e acaba levando-o no carro. Uma forte amizade desenvolve-se entre os dois. Prêmio de melhores atores em Cannes.
Filme: O Óleo de LorenzoO Óleo de Lorenzo
Um garoto levava uma vida normal até que, aos seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Filme: O Pequeno MilagreO Pequeno Milagre
Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e inteligência.
Filme: O Piano O Piano
Uma garota com deficiência auditiva se casa com um proprietário de terras. Ela apenas se comunica através de um piano.
Filme: O Povo contra Larry FlyntO Povo contra Larry Flynt
Biografia do criador da revista pornográfica Hustler e sua luta pela liberdade de expressão. Sofre atentado que o deixa paraplégico.
FIlme: Os Amantes do Pont-neufOs Amantes do Pont-neuf
A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho.
Filme: Os Camelos Também Choram Os Camelos Também Choram
Da Mongólia, uma camela da a luz a um camelinho albino e rejeita o bebê. Só a música é capaz de fazê-la chorar, para então começar a amamentar a cria.
Filme Os Dois Mundos de CharlyOs Dois Mundos de Charly
Deficiente mental interpretado por Cliff Roberson que levou o Oscar.
Filme: Os Melhores Anos de Nossas Vidas Os Melhores Anos de Nossas Vidas
Com o fim da II Guerra, três veteranos retornam para casa e enfrentam dificuldades para se reestabelecer à vida cotidiana.
Filme: Perfume de Mulher Perfume de Mulher
O filme relata a história de um ex capitão do exército, cego e amargo, e sua relação de amizade com um jovem contratado para acompanhá-lo em um tour. Ele descobre mulheres atraentes usando seu apurado olfato. O filme mostra variados cenários da Itália para ilustrar a condição de um homem que está destinado à cegueira, mas pouco disposto a aceitar suas limitações.
Por fora, Por dentro
Documentário onde um homem autista e mudo divide sua profundidade interna. Uma maneira original de apresentar as frustrações da mudez aos espectadores.
Por uma noite apenas
As dificuldades de pessoas com deficiência em comunidades gays. Nesta comunidade em que a beleza física é ultra valorizada, qual é o lugar das pessoas que não se enquadram no padrão?
Prisioneiros do Silêncio
Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele.
Prova de capacidade
Jacob Baldwin, com paralisia cerebral, parte para uma "Prova de Capacidade": quatro anos e meio pelas estradas da Austrália a 8 km/h numa cadeira de rodas motorizada.
Quando o amor é cego
A paquera e as relações amorosas do ponto de vista de homens e mulheres cegos que estão a procura do amor. Confronto com nossos preconceitos acerca da atração visual no amor.
Quando Tudo Começa
Filme francês do diretor de uma escola infantil que se envolve com os problemas locais da sua comunidade e luta com o governo pelo direito de todos na escola.
Filme: Quatro Casamentos e um FuneralQuatro Casamentos e um Funeral
A história de Charles, solteirão convicto, que fica apaixonado por Carrie e passa a encontrá-la em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo.
Querida Perla
Perla é atriz e a última remanescente de uma família judia de anões que formava uma trupe musical e que sobreviveu às experiências do Dr. Mengele em Auschwitz.
Filme: Rain ManRain Man
Rapaz vai buscar irmão autista em asilo a fim de herdar a fortuna do pai sozinho. Os dois desenvolvem amizade no caminho de casa, redescobrem os antigos
sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos. Oscar de melhor filme, ator, direção e roteiro.
Ratos e Homens
George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida de Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança.
Filme: RayRay
Conta a vida do músico Ray Charles, que ficou cego aos 7 anos de idade, como superou sua deficiência e conquistou o sucesso. Quem já viu Ray Charles num palco poderá até jurar que é o próprio quem interpreta a si mesmo no filme.
Filme: Rajadas de Fogo Rajadas de Fogo
Três ladrões, sendo um de cadeira de rodas, decidem dar um último e retumbante golpe, roubando obras de arte na Rivera Francesa, mas nem tudo sai como esperavam.
Filme: Refrigerator MothersRefrigerator Mothers
História de sete mães que foram responsabilizadas pelo autismo de seus filhos. Uma terapia comum nos anos 60 era retirar a criança autista do convívio de seus pais.
Filme: Rei CoragemRei Coragem
História, lutas e vitórias de um jovem com paralisia cerebral, Dan Keplinger, e sua trajetória até ser consagrado como um artista plástico.
Rodando
Trata de um programa pirata colocado no ar no lugar de um noticiário da madrugada. Uma visão surreal de como poderiam ser os noticiários no ano de 2010. As pessoas não estão apenas fazendo as notícias, mas também quebrando paradigmas.
Sem Desculpas
Alan nasce com sérios problemas cerebrais e é levado para uma instituição para pessoas com retardo mental. Sua irmã reconstrói o passado, vencendo a insegurança e possibilitando um encontro novo e único entre eles.
Sem Medo da Vida
História de uma avó e seu neto com síndrome de Down, que aborda a questão da aceitação da família de uma forma interessante.
Sempre Amigos
A história da amizade de dois meninos, um super dotado, porém com distrofia muscular e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos.
Filme: Simples como amarSimples como amar
Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann, um jovem que como ela é mentalmente"lento", mas mora sozinho.
Sobre o amor
Em uma escola para pessoas com deficiência na Rússia, crianças divertidas falam sobre suas vidas, especialmente sobre namoro e amor.
Filme: Som e FúriaSom e Fúria
O filme "Sound and Fury" trata de dois ramos da família Artinian, cada lado conduzido por um irmão, que são o centro de um entusiasmado e esclarecedor debate. De um lado, Chris e Mari são os pais ouvintes de um bebê surdo recém-nascido e decidem implantar seu bebê , para horror de seus parentes surdos. Do outro lado o irmão de Chris, Peter (ambos de família surda) está lidando com o pedido de sua filha que quer um implante, um pedido em desacordo com seu papel de líder do movimento anti-implante.
Somos da PHAMALy
Retrato de três membros da Liga Amadora de Atores de Musicais com Deficiência Física, destacando sua força e coragem para a montagem de uma peça.
Filme: Sonata de OutonoSonata de Outono
A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas com uma doença neurológica degenerativa.
Sonhando Acordado
Uma oração de reconciliação que coloca lado-a-lado dançarinos com deficiência e um narrador sentado em sua cadeira de rodas.

Só Resta a Lembrança
Arthur Kennedy faz um soldado que perde a visão.
Filme: Também os anões começaram pequenosTambém os anões começaram pequenos
De maneira angustiante, o filme mostra a escalada da brutalidade e da agressão em um reformatório para anões. Aproveitando-se da ausência do diretor, e sem motivo aparente, apenas pela vontade de fazer algo diferente, os anões se rebelam contra os regulamentos que regem o estabelecimento e acabam provocando um caos absoluto.
Filme: Testemunha do SilêncioTestemunha do Silêncio
Menino autista com 9 anos e sua irmã testemunham assassinato de seus pais. A polícia pede ajuda a um dos maiores especialistas no tratamento de
crianças autistas, para desvendar o crime.
Thalassa
A história de Thalassa, uma menina de nove anos de idade, que nasceu com uma lesão cerebral e que, graças ao esforço de seus pais, consegue levar uma vida ativa e feliz.
Filme: Tortura SilenciosaTortura Silenciosa
Uma professora de educação física surda (Maltin) não percebe quando um de seus alunos (McGinley) esconde uma moeda, rara e roubada, em sua bolsa. Logo depois, o rapaz morre na explosão de seu carro e um policial corrupto (Sheen), que sabia do roubo, começa a perseguí-la, tentando reaver a moeda. Desesperada, a professora pede a ajuda a um amigo (Sweeney) do aluno morto, que passa a protegê-la e decide denunciar o caso ao FBI.
Tudo pela Vida
Atriz de novela sofre acidente e vai recuperar-se na casa dos pais. É terrível com as enfermeiras até desenvolver amizade com uma delas.
Um toque de cor
O pintor Terry Jackson reestrutura sua vida e sua técnica de pintura ao adquirir uma deficiência visual. Sua arte reflete a mudança e mostra sua constante luta para manter a pintura como forma de expressão.
Uma criança diferente
Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia até que sua família descobre que ele é "diferente": Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica?
Uma Janela para o Céu
História de uma esquiadora que fica paraplégica em um acidente numa competição, tornando-se professora e lutando pelo seu amor.

Filme: Uma Lição de AmorUma Lição de Amor
Sam Dawson é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison, que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
Filme: Uma Mente BrilhanteUma Mente Brilhante
Um gênio da matemática aos 21 anos formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o prêmio Nobel.
Uma Razão para Viver
Por um diagnóstico equivocado, uma pessoa com paralisia cerebral é enviada a uma instituição para doentes mentais. Uma professora descobre o erro e tenta repará-lo.
Uma Segunda Chance
Um advogado arrogante perde a memória e tem que recomeçar a vida. Descobre como estava causando mal a seus familiares e resolve mudar.
Uma vida para viver
Crianças com deficiência visual, preparadas por seus professores para uma vida independente, falam sobre o que querem ser quando crescerem, e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para elas.

Nenhum comentário:

Seguidores